Saia do aluguel!

Escrito 19/10/2021

Há quem encare a aquisição da casa própria como um sonho distante, mas a verdade é que as coisas não precisam ser assim! Conseguir comprar um imóvel é um passo importante na vida das pessoas e, por mais que exija um certo planejamento e organização, certamente não é impossível. Se você acha que é necessário ser rico para escapar do aluguel, então este post é para você: vamos desconstruir esta ideia! Para isso, separamos quatro dicas para que seu primeiro imóvel deixe der ser um sonho e se torne, de uma vez por todas, uma realidade!

Confira se você está enquadrado no programa Minha Casa Minha Vida

Essa é a primeira coisa que você deve fazer! O Minha Casa Minha Vida é o programa do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradia. Trata-se de uma iniciativa voltada para famílias que ganham até R$ 7 mil por mês. Há diferentes tipos de benefícios e regras. Para conferir como sua família pode se enquadrar no programa, acesse o site da Caixa e confira as oportunidades.

Entenda qual a sua necessidade de moradia.

Existem vários tipos de imóveis. Na HM, por exemplo, temos um portfólio extenso com apartamentos e casas com diferentes características. Para escolher o ideal, é necessário ter bem claro quais são suas necessidades não apenas atuais, mas também as que você possa ter com o tempo. Para ajudar a entender essas necessidades, leve em consideração alguns pontos importantes, como:

  1. Tamanho da família.
  2. Se há crianças (ou se haverá no futuro). Quantas?
  3. Se há pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) e idosos.
  4. Local do seu trabalho e de outros integrantes da família para evitar grandes deslocamentos.
  5. Se a família possui ou pretende possuir um animal de estimação.

Evite gastos supérfluos.

Conquistar o primeiro imóvel requer que tenhamos certo controle financeiro. Não é necessário cortar todos os seus gastos com lazer, mas sempre há algum lugar em que é possível fazer uma economia. E são em pequenas coisas! Por exemplo, sabe aquele cafezinho que você compra todas as tardes? Ou aquela pizza que você come toda sexta-feira? Pense bem se é necessário mesmo manter esses hábitos. Pode parecer pouca coisa, mas são essas pequenas economia que, no longo prazo, fazem a diferença!

Faça um planejamento.

Quais são seus objetivos pessoais? Tenha isso em mente para qualquer coisa que você queira conquistar. Com o seu primeiro imóvel, não pode ser diferente! Estabeleça um prazo pessoal para sua meta de encontrar a nova casa, coloque os gastos na ponta do lápis e saiba exatamente quanto você precisará juntar por mês para dar entrada no seu novo imóvel sem precisar se endividar com empréstimos.

Assim que estiver tudo acertado, não se esqueça de pegar algumas dicas de decoração e de como escolher as cores da sua nova casa. E aí? Já está se organizando para comprar seu novo HM? Conte pra gente nos comentários como está sendo o seu planejamento!

Veja também