Casa ou Apê?

Escrito 21/04/2021

Comprar um imóvel é dar um grande passo. Para muitos, significa a realização de um sonho e até mesmo o início de uma nova vida. É normal, então, que o momento da compra venha acompanhado de muitas dúvidas. Fique calmo! Nós podemos te ajudar. Mês passado, por exemplo, fizemos um post sobre as diferenças entre morar nos andares mais altos e mais baixos dos apartamentos. No post de hoje, vamos abordar uma outra questão muito comum, que são as diferenças entre casa e apartamento. Ou seja, entre os empreendimentos horizontais e verticais.

Ao final, você perceberá que ambas as opções possuem muitas qualidades. Basta entender qual delas se encaixa melhor em seu estilo de vida. Como no post sobre a altura dos imóveis, contaremos com a participação da Maria Fernanda, Supervisora de Arquitetura da HM.

Listamos abaixo alguns pontos de destaques. Então, vamos começar pelo tema que todos querem saber que é…

Preço do imóvel: Não se preocupe! Aqui na HM, nossos empreendimentos horizontais e verticais não possuem grandes diferenças quanto ao preço. Eles acompanham os valores das faixas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e, como as dimensões em metros quadrados são parecidas, os preços são praticamente os mesmos! Agora, uma diferença que pode ser levada em consideração é…

… Condomínio: Quando optamos por morar em um apartamento, independentemente se é MCMV ou não, estamos optando por um condomínio. Isso significa que, mensalmente, há uma taxa que deve ser paga para serviços condominiais. O bom é que, pagando a tal taxa, não há necessidade de se preocupar com gastos de manutenção.  “Além disso, há também a questão das regras de convívio que todos os moradores devem seguir”, explica Maria Fernanda, ressaltando que elas são importantes para que a vida social funcione bem para todos. Por outro lado, morando em casa algumas pessoas podem ter uma maior sensação de…

…Liberdade: As regras não são um problema. Muito pelo contrário: são uma solução para o bem-estar de todos os condôminos. No entanto, há quem prefira não ter que seguir normas. Nesse sentido, Maria Fernanda lembra que “as regras não se aplicam para quem vai comprar um empreendimento igual ao Costa Verano, por exemplo, que são casas em loteamento e não estão dentro de um condomínio”. Quando optamos por morar em casa, não há necessidade de pagar a taxa, nem de seguir normas. Por outro lado, o apartamento pode passar uma sensação maior de…

… Segurança: Os serviços do condomínio incluem portaria e guardas. Por esse motivo, algumas pessoas se sentem mais seguras morando em apartamentos. As casas, por sua vez, não deixam de ter sua segurança também. “E, caso todos os moradores dos empreendimentos estiverem de acordo, eles podem se juntar para financiar a construção de um muro e até mesmo um portão de entrada em volta do loteamento”, explica Maria Fernanda. Outro ponto de diferença entre um empreendimento horizontal e vertical é a…

… Privacidade: No caso dos apartamentos, a distância entre as residências é menor. Além dos vizinhos de porta, há também os dos andares de baixo e de cima. Já nas casas, a distância é maior e há também maior isolamento de som “mesmo no caso das casas geminadas, como as do empreendimento Costa Verano, o contato com o vizinho acaba sendo menor do que com os apartamentos”, diz Maria Fernanda. Mas, falando em contato com vizinho e interações, um condomínio de apartamentos pode ser uma ótima escolha para quem tem crianças, justamente pela socialização nas áreas de…

… Lazer: Playground, espaço pet, churrasqueira, quadra, piscina, buffet para festinhas, pomares… Tudo isso pode fazer parte de um condomínio de apartamentos, e essa é uma das características mais legais de morar em prédio. Para quem tem filhos pequenos, esses espaços podem contar muito na hora da escolha. As crianças brincam entre si e novas amizades nascem entre os vizinhos.  E esses laços podem surgir não só entre os pequenos, mas também entre os próprios pais.

Viu só? Como falamos no começo do texto, as duas opções possuem suas qualidades e podem satisfazer suas necessidades. O importante, acima de tudo, é…

… Entender o seu momento de vida: dessa maneira, é mais fácil fazer sua escolha e decidir qual tipo de empreendimento melhor se enquadra no seu estilo de vida e no estilo de vida da sua família!

Gostou do texto? Confira outros aqui em nosso blog! E não esqueça de curtir nossas redes sociais. Estamos no Pinterest, Instagram e Facebook! Se tiver algum assunto sobre o qual gostaria de ler por aqui, nos mande uma sugestão nos comentários!

 

Veja também